Sábado, 18 de Outubro de 2008
Aumentar a vida das baterias do portáteis

1 - Desfragmente regularmente - Quanto mais rápido o disco trabalhar menos energia ira usar.  Se desfragmentar regularmente o disco ele vai ser mais eficiente, mas sempre com o portátil ligado a tomada e não em modo de bateria.
O Mac OSX gere melhor a fragmentação dos ficheiros no disco, por isso não será aplicável em sistemas APPLE.

 

2 - Escureça o seu monitor - Um dos principais consumidores de energia de um computador portátil é o ecrã. A maioria dos portáteis têm a habilidade de escurecer o monitor.  Alguns têm mesmo forma de modificar a refrigeração e uso do CPU.  Reduza ao nível mais baixo que possa tolerar para "espremer" um pouco mais de sumo da bateria. estas definições também previnem a fadiga ocular e pode poupar até uma hora de tempo de execução adicional.

3 - Desligue os programas a correr em segundo plano.  - Itunes, Goggle Desktop Search, etc.  Todos estes softwares aumentam o uso do seu CPU e diminuem  a carga da bateria. Desligue tudo o que não for essencial, sempre que usar apenas a bateria.

 


4 - Desactive ou desligue os dispositivos externos - Dispositivos periféricos (incluindo o rato) e o  WiFi reduzem a bateria do seu portátil.  Remova, desactive ou desligue unidades de disco rígido externas, DVDs, dispositivos USB, placas sem fios e outros acessórios quando não são necessários ou outros  que não estejam em uso.  Escusado será dizer que carregar outros dispositivos (como o iPod ou telemóveis) com a bateria, ira fazer com que esta se esgote rapidamente.

A desinstalação de programas que arranquem sozinhos, pouco utilizados no Windows Vista ou XP ou a desactivação dos mesmos no Windows Vista ou XP pode também ajudar a reduzir a energia necessária para executá-los sempre que reinicia o PC.

 

5 - Compre mais RAM - Mais memoria RAM permite que o seu portátil use mais a memoria física em vez da virtual.  A memoria virtual resulta em maior uso do disco duro, o que não é bom para a eficiência energética. Note, porém que adicionar mais RAM consome mais energia, por isso esta solução é aplicável a quem usa softwares que usem intensivamente a RAM.

 



6 - Use mais o disco e menos os CD´s / DVD´s - Por muita energia que os discos consumam, as drives de CD e DVD, são bem piores. Mesmo que o cd/dvd esteja apenas na drive, ele roda automaticamente, consumindo energia, mesmo que não esteja em uso. Sempre que possível, tente usar drives virtuais, simuladores de cd/dvd que correm a partir do disco, usando softwares como o Alcohol 120% ou o Daemon Tools, em vez das drives ópticas.

7- Mantenha os contactos da bateria limpos - Limpe os contactos metálicos da bateria com um tecido embebido em álcool, não precisa de ser frequentemente, mas de 6 em 6  meses, será suficiente. Esta operação facilita a troca de energia, tornando-a mais eficiente.

8 - Cuide bem da sua bateria - Exercite a bateria. Não deixe uma bateria carregada a "dormir" durante muito tempo. Uma vez carregada, deve usa-la pelo menos uma vez de 2 em 2 semanas. E ainda, não deixe uma bateria Li-Ion (lítio) descarregar completamente (descarregar completamente é só para as baterias mais antigas que sofrem de problemas de memória).

9 - Hiberne, não fique em standby - Apesar de um portátil em modo standby poupar alguma energia e você voltar instantaneamente ao ponto onde estava, na realidade ele não poupa tanta energia como se estivesse em modo de hibernar. Hibernar um PC vai realmente poupar energia, ele recorda o estado onde esta e desliga-se sozinho até nova ordem. A utilização destas funções de poupança de energia pode ser uma forma eficiente de reduzir a quantidade de energia consumida pelo seu computador portátil.

10 - Mantenha-se a trabalhar em baixas temperaturas - O seu portátil trabalha melhor a baixas temperaturas. Compre um sistema de arrefecimento para portáteis. Limpe as saídas /entradas de ar com um tecido suave.

 

11 - Defina e optimize as opções de energia - Vá a "Opções de Energia" no painel de controle do Windows e defina o uso de energia como lhe agradar mais (Seleccione "max battery" para efeito máximo).

12 - Não use a multi-tarefa - Faça uma coisa de cada vez, quando esta a usar a bateria, em vez de trabalhar numa folha de cálculo enquanto tem o seu mail aberto em segundo plano e ouve o ultimo set de MP3, arrume a mente e faça uma coisa de cada vez. Se não, ira "sugar" a carga da bateria antes de terminar o trabalho.





13 - Vá devagar nas exigências do seu PC - Quanto mais exigir do seu portátil, mais energia ele consome. Actividades passivas, como o email ou processar texto, consomem muito menos energia do que jogar ou ver DVD´s. Se só tem uma bateria ou esta longe de uma tomada - escolha bem as suas prioridades.

14 - Equipe-se com um portátil mais eficiente - Os portáteis estão a ficar mais e mais eficientes, tanto que os fabricantes já falam em baterias para todo o dia.  Escolher um portátil mais recente e eficiente para substituir o "dinossauro" é certamente um passo acertado.

15 - Previna-se contra o Efeito de Memória - Se não seguiu o passo 14 e ainda tem um "dinossauro", você ira querer prevenir-se do Efeito de Memória - Mantenha a bateria saudável efectuando carregamentos completos e também a deixar a bateria esgotar-se completamente, pelo menos uma vez em 2 ou 3 semanas. Isto se tiver um portátil antigo que usam baterias de níquel, se o seu tiver uma bateria Li-Ion (lítio) não se preocupe, pois estas não sofrem do Efeito de Memória.



publicado por admin às 01:20
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31


posts recentes

Novo sítio

Vista Shutdown Timer 1.7....

winPenPack 3.4

Aumentar a vida das bater...

Opera 9.6

Falsas páginas do YouTube...

Firefox, agora com serviç...

VirtualBox Portable v2.0....

aTube Catcher 1.0.253

Música em cartões de memó...

arquivos

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Tags

audio(2)

baterias(1)

codec(1)

comunicações(1)

conversor(2)

desligar pc(1)

dicas(1)

download(4)

drive(1)

edição de imagens(2)

editor(1)

firefox(2)

fotos(1)

freeware(2)

google(1)

hacker(1)

imagem(1)

imagens(2)

internet(3)

jogos(3)

localização(1)

mp3(3)

musica(2)

música(2)

natureza(1)

navegador(2)

noticias(1)

novidades(1)

novo browser(2)

opera 9.6(1)

plug-in(1)

portabilidade(1)

portátil(1)

ripador(2)

segurança(2)

shutdown(1)

software(5)

sofwtare(1)

tamanho(1)

truques(2)

video(4)

virtual(2)

vírus(1)

win pen pack(1)

windows(4)

windows vista(1)

xp(1)

youtube(3)

todas as tags

links
Se você gostou deste site, por favor classifique-o no mundoPT

blogs SAPO
subscrever feeds